domingo, 30 de novembro de 2014

Fidelidades ao vento

Quisera eu ser aquela pessoa que conseguisse não se fidelizar a um simples sorriso, a uma palavra amável, a um agradecimento dito com ares de encanto. Mas não, cá estou eu a tecer histórias sobre aquele alguém que me cumprimentou com um largo sorriso.

Estruturo uma história de vida, sem ao menos saber o nome do sujeito que me olhou ao cruzar meu caminho numa rua qualquer. Já desmembrei todas as possibilidades de reencontros, já teci futuros desacordos diante das incongruências que a vida nos traria, já cogitei ainda a possibilidade de ter filhos com o possuidor do sorriso terno.

Mas ao acordar e compreender que dei vazão a essa loucura calada, dei-me conta que sou daqueles seres que se fidelizam ao vento. Basta ele uivar uma melodia serena, que agrade ao ouvido e à alma, que teço paisagens e caminho por entre elas com a leveza de quem se apaixona à primeira vista.

Isso faz com que ao me embriagar com o inexistente, passe a criar imagens e histórias. Mas ao mais amplo toque de uma buzina ou ao mais suave barulho da campainha, aquele vapor criado se desmorona diante da realidade que desconstrói o sonho.

Essa é a desarmonia dos idealistas, que vivem por tecer outros mundos, pois não conseguem quedar-se integralmente no mundo devorador de pessoas assim. Diante da realidade nua e crua das coisas, não conseguem ser diferente. Desviar essa maneira de ser seria tentar segurar a correnteza do rio.

Um turbilhão de pensamentos imaginados pode até, em alguns momentos, ser abafado por sons e relevos da realidade, mas os idealistas ao mais breve furor do reencontro com coisas e pessoas que abrem a fresta do pensamento, entregam-se ao lugar irreal. Sedimentando histórias criadas com material parco e estruturando novos horizontes.

Ah, por que um simples olhar pode traduzir na cabeça dos sonhadores tanta coisa?

Um comentário:

  1. Que expressão bacana, Hanna.

    Sonhadores não precisam de senha para se deixarem levar pela leveza da vida, não é mesmo... Um olhar basta para fisgar esses peixes sonhadores, quando traduz uma ponte de idealizações no rio da vida.

    Ótima semana para você!

    ResponderExcluir